sexta-feira, 23 de julho de 2021

A vaidade associada com o intelecto nas Lojas maçônicas.



Existem alguns irmãos que experimentam a dádiva do conhecimento maçônico, mas lhe faltaram os recursos morais, que, embora vicejassem no íntimo e os orientassem de alguma forma, não eram suficientes para superar as tendências em predomínio no ego: a vaidade exacerbada, o temperamento agressivo e soberbo, a presunção do conhecimento acadêmico. O conhecimento intelectual nem sempre oferece discernimento emocional, e não são poucos aqueles que, possuidores de grande cultura, falham em questões pertinentes ao sentimento, ensoberbecendo-se e mantendo distância mental das pessoas que consideram inferiores. Há, pois, uma distância significativa entre conhecer e vivenciar, ensinar e sentir, compreender e amar em profundidade, ajudando sempre e sem cessar.



Assim, para complementar o entendimento, diz o texto “Nação de meninos”, da obra Notícias do Reino, de autoria de João J. Moutinho:


Trinta milênios, aproximadamente, separam o homem atual do primata hominis, o habitante terreno encontrado pelos Espíritos migrados de Capela*, em cujo seio buscaram as primeiras encarnações. 


Não obstante a significativa extensão de tempo, os homens atuais, observados coletivamente, mostram-se próximos à condição de crianças espirituais. 


Não se deve estranhar nem confundir maturidade espiritual com o progresso científico atual, reconhecido por contribuição exclusiva de poucos vultos, que surgem no campo da Ciência, que povo  conhece apenas pela melhor qualidade de vida que anota. 


O crescimento dos valores morais, aliado à maturidade do Espírito, característica de sua maioridade, permanece ainda em terreno individual. 


Coletivamente, ainda que na condição de adulto, predominam, no homem, as fantasias inerentes aos seres espiritualmente jovens, cujas alegrias se traduzem por coisas pueris e mutáveis do mundo físico, sustentadas pela vaidade ou pela ingenuidade da alma, cuja mente permanece em sintonia com as inquietações estranhas à edificação íntima.


Na ausência de maturidade do Espírito, algumas doutrinas ainda se estruturam nas tradições que criaram ou que herdaram de outras seitas, justificando o desinteresse do homem pela evolução moral e o quadro de emoções envilecidas que, traduzidas por instintos ou sensações, mais facilmente acordam sob o domínio de ruidosas e animadas festas, desenvolvendo o sensualismo, hoje tão cultuado, e o indiferentismo à dor alheia.


A natureza das emoções denuncia a evolução espiritual das criaturas. O quadro de ilimitada ambição e riqueza, ao lado da extrema miséria, revela a escassez dos nobres valores morais que identificam o homem de bem. 


Diversos, pois, podem ser os estados de alegria e de emoção de cada ser. Um só motivo pode ser fator de emoções diversas, de conformidade com o estado evolutivo de cada criatura humana. 


A infantilidade do Espírito facilmente se percebe na ostentação de quadros materiais ou situações lisonjeiras, do que o ser recolhe motivos de felicidade, ainda que guardando patamar de evolução moral e intelectual de reconhecida inferioridade. 


Deve-se lembrar, à guisa de exemplo, a inversão de valores que se reconhece no comportamento dos gadarenos que, dando prioridade aos porcos solicitaram a Jesus que se afastasse de seus domínios. 


Que se recorde, ainda, a triste cena do povo judeu que, influenciado por Anás e Caifás, convence Pilatos com as seguintes palavras que encerram expressiva sabedoria: "Se soltas Jesus, não és amigo de César (João, 19:12) , demonstrando a prioridade que empresta, não só a Barrabás, como igualmente ao imperador romano, sob cujo domínio vivia, desprezando o Cristo que buscava sua libertação definitiva. 


Como Espíritos jovens, os seres terrenos não se mostram sensíveis à vitória alcançada pela virtude nem anotam emoção ao pranto dos que na Terra ainda choram pelas injustiças sociais, porquanto seus sentidos somente registram o que corresponde à esfera dos interesses imediatos do plano físico, onde predominam os instintos e as sensações de sua primitividade.


* O termo “Exilados de capela” foi citado pela primeira vez no livro “A Caminho da Luz”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel, onde conta a história de um planeta do sistema de Capela, situado na constelação de Cocheiro, que, há cerca de dez mil anos, passava por importantes obras morais. No entanto, haviam alguns espíritos degredados – embora evoluídos em escala astral – que ainda retardavam a evolução. Os governadores deste mundo decidiram então exilá-los para o planeta terra – mundo de provas e expiações, onde consciências trabalham pela própria renovação.

Pesquisas bibliográficas: 

MOUTINHO, João J. Notícias do Reino. Rio de Janeiro: FEB, 2010.

MIRANDA, MANOEL P.   Psicografado por Divaldo P. Franco.Tormentos da Obsessão. Salvador: Leal, 2001.










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