segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O profano que finge ser venerável mestre.


                    Criador da imagem: Ben Davis. Informação extraída do IPTC Photo Metadata

É triste presenciar maçons que viram a verdadeira Luz apenas com os olhos físicos. Não enxergaram com os olhos da alma e muito menos a assimilaram no imo. Alguns chegam a agir fora da ética como a compra de votos e outras coisas mais para garantir um cargo de venerável mestre. Não é maçom e muitos menos venerável quem age dessa forma. A consciência desse irmão nunca mais estará em paz. Pobre pedreiro livre. Tão ignorante das verdades, por isso esse comportamento que deturpa a Sublime Ordem.

Diante deste fato, pergunta-se: que tipo de subsídio o Espiritismo nos fornece para a compreensão dessa situação? Em O Evangelho Segundo o Espiritismo há alusão aos escândalos. Primeiramente, Jesus nos fala dos escândalos e que estes deverão vir, mas “Ai do mundo por causa dos escândalos; pois é necessário que venham escândalos; mas, ai do homem por quem o escândalo venha”. O escândalo significa mau exemplo, princípios falsos e abuso do poder. Ele deve ser sempre considerado do lado positivo, ou seja, como um estímulo para que o ser humano combata em si mesmo o orgulho, o egoísmo e a vaidade.

Lembremo-nos também da frase: “Ninguém há que, depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso, ou a ponha debaixo da cama; põe-na sobre o candeeiro, a fim de que os que entrem vejam a luz; - pois nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente”. (S. LUCAS, cap. VIII, vv. 16 e 17.). A verdade, assim, não pode ficar oculta para sempre. Deduz-se que aquele que não soube fazer esforços para se pautar corretamente no bem, sofrerá as consequências de suas ações.  
Somente quando o poder da inteligência for banhado pelo poder moral e ético é que conseguiremos atingir um mundo mais justo e mais de acordo com o bem comum.


Bibliografia:


O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. FEB.

Um comentário:

  1. Perfeito eu acho triste irmãos não verem alemm do veu simbólico e alegórico que cobrem a verdadeira essência simbólica.

    ResponderExcluir