sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O famoso Bode da Maçonaria.

     Não é raro ouvir do povo que nas reuniões maçônicas exista um bode. Este animal teria alguma função na maçonaria, sendo o emprego de retirar o sangue para determinados fins, como a mais comum das tolices proferidas por pessoas completamente alheias sobre a sublime ordem. Se há um bode ou não, bastaria o leitor utilizar um pouco de seu raciocínio e terá a resposta. Por que estas estórias do bode preto como espectador nas reuniões secretas e outras conversas pitorescas ainda persistem no imaginário popular?

    É grande o número dos desinformados julgarem sem justiça a maçonaria e também o espiritismo. Digo “desinformados” porque muitos sequer averiguam se o que ouvem é verdade. Além disso, existem alguns "instruídos" que fingem não saber sobre determinado assunto por interesses escusos. Motivos puramente materialistas ou exibicionistas, aproveitando-se da atual ignorância e superstição de um povo que sofre para encontrar uma luz no fim do túnel de suas tribulações.

     A falta de estímulo à cultura é um dos meios de manter o grande público na ignorância, o que estimula ainda a violência. Cita Voltaire quando afirma que aqueles que conseguem fazer você acreditar em absurdos podem fazer você cometer atrocidades.

     A cultura é um atributo do homem e se constitui a partir das relações e das experiências com o mundo, como os grupos sociais, a tradição, os costumes, o meio ambiente, a religião etc. A difusão de boas ideias resulta em reformas que reduzem a violência por vários caminhos. O mais óbvio é o desmascaramento da ignorância e da superstição, grandes males que cercam o homem.

      O maior degrau da “escada de Jacó”, que a sociedade teria o mérito de subir para se desvencilhar desse mal que a rodeia, é o degrau da moralidade. Moralmente, a Humanidade progride pelo desenvolvimento da inteligência, do senso moral e do abrandamento dos costumes. Ao mesmo tempo em que o melhoramento do globo se opera sob a ação das forças materiais, os homens para isso concorrem pelos esforços de sua inteligência. Saneiam as regiões insalubres, tornam mais fáceis as comunicações e mais produtiva a terra. 

     Depois de se haver, de certo modo, considerado todo o bem-estar material, produto da inteligência, logra-se compreender que o complemento desse bem-estar somente pode achar-se no desenvolvimento moral. Quanto mais se avança, tanto mais se sente o que falta, sem que, entretanto, se possa ainda definir claramente o que seja: é isso efeito do trabalho íntimo que se opera em prol da regeneração. Surgem desejos, aspirações, que são como que o pressentimento de um estado melhor. Recordando um texto do venerável escritor Herculano Pires, no seu livro  
“O Espírito e o Tempo”: O homem não amadurece como o fruto, mas como Espírito. Na proporção em que a criança amadurece, ela deixa de ser criança, para tornar-se adulto.  Assim, o homem, na proporção em que amadurece, deixa de ser homem – essa criatura humana, contraditória e falível, enleada nas ilusões da vida física – para tornar-se Espírito.

     Algumas maneiras de galgar o degrau da moralidade foram ditas pelo mestre Allan Kardec, na revista espírita de 1863, mensagem dada por  La Fontaine (espírito), intitulada “Conhecer a si mesmo”. 
Entre os seus sábios conselhos encontramos: 

a. “O que muitas vezes impede que vos corrijais de um defeito, de um vício, é, certamente, o fato de não perceberdes que o tendes”. Ou seja, o desconhecimento de si impede que identifiquemos nossas imperfeições ou limites morais para que possamos mudar para melhor, aliás, nenhuma reforma considerável é possível sem o conhecimento exato a respeito do que merece mudança. 

b. “Enquanto vedes os menores defeitos do vizinho, do irmão, nem sequer suspeitais que tendes as mesmas faltas, talvez cem vezes maiores que as deles.” A falta de indulgência escurece nossa visão sobre nós mesmos. Quando nos fazemos juízes inveterados dos outros, gastamos tempo e energia que poderiam ser destinados à exploração do planeta interno e, com isso, passamos a perder o foco da atenção sobre nós mesmos que, no caso de nossa progressão espiritual, é o que mais importa. 

c. “Deveríeis analisar-vos um pouco como se não fôsseis vós mesmos”.  Equanimidade parece ser uma palavra-síntese dessa frase. Cabe-nos uma análise sincera e imparcial de nossa natureza moral tornando a subjetividade objeto de exame, fazendo o exercício mental de “olhar de fora" para cá dentro do ser. 

d. “Sede francos convosco mesmos; travai conhecimento com o vosso caráter (...).” A franqueza gera a desilusão, o que de fato é uma maravilha. É melhor ficar momentaneamente desapontado consigo por descobrir-se equivocado do que passar uma reencarnação em permanente autoengano. Aliás, o pensador espiritualista Hermógenes diz, num de seus escritos, que, se tivesse que fundar uma religião, ela se chamaria “desilusionismo”. 


http://www.oconsolador.com.br/ano7/323/ricardo_baesso.html
PIRES,  J. Herculano. O Espírito e o Tempo. 3.ed. São Paulo:EDICEL, 1979

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